Vinte jogos e apenas dez gols sofridos colocam o Cruzeiro como o segundo melhor time no quesito defesa desta Série B. À frente dele, somente o Grêmio, com sete. Esta marca é fruto de um trabalho desenvolvido pelo técnico Pezzolano, que tem como forte característica uma defesa consolidada, que sofre pouquíssimos gols.
O sistema defensivo é composto, principalmente, pelo goleiro Rafael Cabral e o trio de zagueiros unidos por Pezzolano: Zé Ivaldo, Oliveira e Eduardo Brock. Com esta “equipe”, o Cruzeiro ficou sem levar gols em onze duelos nesta Série B, o que representa mais do que 50% dos confrontos sem ter a meta vazada.
O time também emendou uma sequência de seis duelos sem sofrer gols na Segunda Divisão. Isso aconteceu entre o confronto contra o Londrina, em abril, e terminou diante do Operário, em junho, quando a Raposa venceu por 2 a 1.
Para quem analisa somente os números do Cruzeiro, pode ter a impressão de que a defesa está entrosada há muito tempo. No entanto, assim como a maior parte do time, o sistema foi “implantado” no início do ano, em meio a críticas e desconfianças.
Rafael Cabral, contratado com a missão de substituir o goleiro Fábio, que deixou o clube no início deste ano, foi quem mais sentiu os efeitos da desconfiança. Porém, aos poucos e diante dos resultados, tem conquistado a Nação Azul. No último duelo, contra o Bahia, muitos creditaram a vitória por 1 a 0 a ele, que se destacou por várias boas defesas. Esta não foi a primeira vez que Rafael “salvou” o time, e Paulo Pezzolano já teceu elogios.
“É bom para a confiança do Rafael. Eu confio muito nele, sabíamos que seria um momento difícil para ele, substituir o Fábio não era fácil. Hoje já está vencido isso, para o bem dele e do time. Fico feliz, o importante é que siga bem e que siga melhorando junto com a equipe”, disse o treinador uruguaio.
Dessa forma, o time é líder isolado da competição, com 45 pontos, o que já representa 99% de chances, segundo o Departamento de Probabilidade da UFMG. O próximo compromisso do Cruzeiro será diante do Brusque, às 11h, neste sábado (30), em Santa Catarina, no estádio. Augusto Bauer, pela 21ª rodada da Série B.